Nome botânico: Curcuma longa
Origem: Índia
Método de extração: Via solvente
Cultivo: Orgânico não certificado
Volume: 10 ml
DESCRIÇÃO:
A tuberosa (Polianthues tuberosa) é uma erva perene de até 45 cm de comprimento, pertencente à família Asparagaceae, nativa da Ásia. Caracteriza-se por crescer em pontas alongadas e por produzir aglomerados de flores brancas cerosas e perfumadas, que florescem durante à noite. Popularmente a espécie costuma ser confundida com as flores de angélica.
O QUE É UM ÓLEO ABSOLUTO?
Os óleos absolutos possibilitam extrair da planta moléculas maiores ou não voláteis, que não podem ser extraídos por destilação a vapor, método de extração tradicional dos óleos essenciais. Por possuírem moléculas mais densas, os absolutos costumam apresentar consistência mais espessa, podendo formar uma massa sólida ou viscosa, variando de acordo com o tipo de planta.
O óleo absoluto de tuberosa possui um aroma muito peculiar, sensual, doce e penetrante. Possui uso destacável na alta perfumaria, onde é empregado desde o século 17, também apresentando grande potencial em trabalhos psicoaromaterapêuticos. Distingue-se por ser um óleo de aroma floral requintado, capaz de combinar harmonicamente com outras categorias de óleos essenciais como os amadeirados, cítricos e resinosos.
PROPRIEDADES:
- Antiespasmódico muscular
- Descontracturante muscular
- Indicado para alívio de tensões e dores corporais induzidas por estresse
- Antisséptico
- Antimicrobiano
EMOCIONAL:
- Afrodisíaco
- Antidepressivo
- Sedativo. Indicado para insônia e distúrbios do sono
- Ansiolítico
- Relaxante do sistema nervoso, indicado para ansiedade, tensão, nervosismo, inquietação, irritabilidade.
- Facilitador da liberação de mágoas e sentimentos reprimidos, indicado para pessoas que tendem a somatizar sentimentos reprimidos.
PERFUMARIA:
Nota de perfumaria: topo
Persistência da nota inicial: forte
Descrição olfativa: complexo, exótico, doce e floral
SEGURANÇA:
- Apresenta moderado POTENCIAL IRRITATIVO PARA A PELE
- Contraindicado para peles hipersensíveis, doentes ou danificadas, bem como crianças menores de dois anos de idade
- Tisserand e Young (2013) recomenda que o nível máximo de concentração para uso cutâneo do óleo absoluto de tubesa seja de 1,2%
- Não utilize óleos absolutos puros sobre a pele
- Usar sempre em baixa dosagem
- Armazene longe do alcance de crianças
- Não exponha na região dos olhos
- Em caso de irritação, suspenda o uso e procure orientação médica
- A Laszlo não se responsabiliza pelo uso indevido dos produtos
FORMAS DE USO:
Os óleos essenciais são matérias-primas, possuindo múltiplas aplicabilidades e formas de uso, que irão variar de acordo com a finalidade e o benefício almejado. Para tratamentos terapêuticos adequados procure sempre a orientação de um profissional qualificado, que tenha conhecimento sobre dosagens adequadas e compreensão sobre as interações farmacocinéticas e farmacodinâmicas de óleos essenciais e absolutos no organismo.
- AROMATIZAÇÃO: 1-3 gotas em colar difusor pessoal. 6-15 gotas em difusor de ambiente, 3 vezes ao dia.
- USO LOCAL: não exceder 1,2% de concentração.
CONSERVAÇÃO:
Os óleos essenciais são sensíveis à radiação UV, bem como a evaporação gradual dos seus constituintes. É importante manter os óleos essenciais em frascos escuros a temperaturas entre 5 ° C e 40 ° C. Guardar numa caixinha na geladeira, pode manter sua qualidade inalterada por mais tempo.